10 minutos de leitura

Disponibilidade de água: Avanços sustentáveis na gestão dos recursos hídricos

Publicado em 22/03/2024

Dos vastos reservatórios de água em nosso planeta, apenas uma pequena fração, cerca de 3%, é água doce. E desses, menos de 1% está prontamente disponível para consumo humano. No entanto, essa porção preciosa de água doce muitas vezes precisa de tratamento para se tornar potável e adequada para seu uso final. E aí está um dos grandes problemas modernos: disponibilidade de água com qualidade adequada aos usos que se destina.

Atualmente, enfrentamos desafios significativos quando se trata da qualidade e disponibilidade da água. A qualidade da água é uma preocupação crescente, pois quanto mais poluída e contaminada a água estiver, mais oneroso será seu tratamento. O surgimento contínuo de novos poluentes exige constantes avanços tecnológicos para removê-los, o que nem sempre é acessível para todos. Já em termos de disponibilidade, o desafio está em manter a constância na disponibilidade. As variações sazonais nos padrões de chuva já apresentam desafios em várias regiões, e agora enfrentamos impactos adicionais decorrentes das mudanças climáticas, como eventos climáticos extremos que afetam a oferta de água.

A gestão dos recursos hídricos é responsável por garantir água em qualidade e quantidade necessária para manutenção da vida no planeta. No entanto, diante dos novos cenários, é necessário ir além. Iniciativas que promovem a eficiência hídrica, a reciclagem de água, a proteção de bacias hidrográficas e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras são passos fundamentais para alcançar o equilíbrio necessário.

Práticas sustentáveis de gestão da água para disponibilidade

A gestão sustentável da água não apenas garante a segurança hídrica, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável, a equidade e a estabilidade global. Algumas práticas sustentáveis de gestão da água são velhas conhecidas, como a redução do consumo da água e a captação da água da chuva. No entanto, é preciso avançar e popularizar outras práticas sustentáveis.

As práticas integradas ao saneamento básico dão imprescindíveis para a gestão sustentável da água. Algumas práticas já têm sido discutidas a alguns anos, sendo necessária a popularização delas, como sistemas de infiltração da água da chuva – estes sistemas não apenas recarregam os aquíferos subterrâneos, mas também retêm a água onde ela cai, aliviando a pressão sobre as redes de drenagem urbana – e a expansão do esgotamento sanitário do tipo separador absoluto, que separa as redes de esgoto sanitário das de drenagem pluvial – é uma medida eficaz para diminuir os níveis de poluição em corpos hídricos e diminuir o volume de esgoto que demanda tratamento.

Complementarmente, o tratamento de águas residuais possibilita sua reutilização em processos industriais ou sua devolução aos corpos d’água de forma mais limpa e segura. Essas práticas não só ajudam a conservar os recursos hídricos, mas também promovem a saúde pública e a sustentabilidade ambiental.

Para além dos sistemas urbanos e industriais, medidas que protejam e restaurem os ecossistemas aquáticos são necessárias para garantir não apenas a qualidade da água, mas também a saúde e a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos. Isso inclui a preservação de áreas úmidas, como pântanos e manguezais, que desempenham um papel crucial na filtragem da água e na proteção contra inundações. Além disso, a manutenção da vegetação ribeirinha é essencial para estabilizar as margens, controlar a erosão do solo e fornecer habitat para uma variedade de espécies aquáticas e terrestres.

A importância das tecnologias

Por fim, destacamos a importância do desenvolvimento e uso de tecnologias. A tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão sustentável da água, oferecendo soluções inovadoras para monitorar e otimizar seu uso. Além disso, o uso de tecnologias de análise de dados e inteligência artificial possibilita a previsão de demanda, o planejamento de ações preventivas e a otimização de processos de tratamento e distribuição.

A combinação de várias dessas práticas pode resultar em uma gestão mais eficiente e responsável dos recursos hídricos. No entanto, todas elas exigem um entendimento claro da importância de uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos por parte da sociedade como um todo e dos gestores públicos e privados, motivo pelo qual a prática de educação e conscientização deve ser continuada e abranger todos os espaços sociais.

A Soluziona Energia e Meio Ambiente juntamente com a Cerquinha Energética, vem realizando atividades de educação ambiental que abordam práticas sustentáveis de gestão da água nas comunidades e escolas no entorno da PCH Cerquinha II, visando a propagação dessas práticas.

Camila Angélica Baum
Engenheira Sanitarista e Ambiental
Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Posts relacionados
Tags
Compartilhar
Voltar para todos os posts

Receba nossas notícias em seu e-mail. Preencha: