Aedes aegypt: um problema de saúde pública

Publicado em 18/01/2024

Aedes aegypt é um mosquito que pode transmitir o vírus da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Originário da África, chegou ao Brasil durante a colonização europeia e, hoje em dia, é uma das espécies de mosquito mais difundida do planeta.
Enquanto o macho se alimenta apenas de frutas, a principal fonte de alimento das fêmeas é o sangue. Quando pica alguém infectado, a fêmea desenvolve o vírus em seu corpo e começa a transmiti-lo para outras pessoas. Devido a fácil adaptação em ambientes urbanos, as doenças causadas pelo mosquito são alarmantes.

Como ainda não há vacinas para essas doenças, a forma mais eficiente de combater o vírus é conscientizando a população para que evitem a reprodução do mosquito. É importante verificar os vasos de plantas, manter calhas limpas, cobrir materiais acumulados fora de casa com lonas, sem que fiquem poças d’água; verificar acúmulo de água no pátio após chuvas, manter piscinas com água tratada, respeitar os dias de coleta de lixo e manter reservatórios bem fechados. A higienização de recipientes com água parada também é importante, uma vez que os ovos podem sobreviver até um ano em ambiente seco.

IMPORTANTE
Desde 2009, o Instituto Butantan estuda a produção de vacinas para o vírus da dengue. O imunizante criado pelos pesquisadores já foi administrado em mais de 16 mil pessoas e seus ensaios clínicos já estão na fase 3, com os últimos voluntários sendo testados.

A Soluziona, juntamente à Casa de Pedra Energia, realiza atividades de educação ambiental sobre o Aedes aegypt na PCH Rio dos Índios, conscientizando a comunidade dos perigos dessa espécie. Juntos, podemos combater essa ameaça à saúde pública!

Alyssa Freitas
Bióloga

Alana Bonamigo
Esp. em Direito Ambiental e Gestão de Energias Renováveis

Posts relacionados
Compartilhar
Voltar para todos os posts

Receba nossas notícias em seu e-mail. Preencha: