7 minutos de leitura

Tarifa Branca

Publicado em 13/04/2020

Desde o primeiro dia deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou uma nova opção tarifária para Unidades Consumidoras (UC) de baixa tensão, a chamada classe B, que compreendem unidades residenciais, rurais e comerciais. Importante: quem já se enquadra como classe “Residencial Baixa Renda” esta opção não está disponível.

A Tarifa Branca é uma opção que vai medir o consumo por hora e não por dia, como na Tarifa Convencional. Isso permite que o consumo seja separado em três intervalos, ou postos tarifários: período de ponta, período intermediário e período fora de ponta. Cada um destes períodos terá uma tarifa diferente, ou seja, o valor do quilowatt-hora será variável ao longo do dia.

O período de ponta é chamado o período de maior consumo de energia elétrica na região, já o período intermediário são de até duas horas antes e depois do período de ponta. Já o período fora de ponta engloba as restantes horas do dia. A figura abaixo demonstra estes períodos ao longo do dia médio para as distribuidoras, para visualizar as tarifas para a sua distribuidora e saber mais sobre os postos tarifários, clique aqui.

Distribuição dos períodos de tarifa. Fonte: Postos Tarifários em 04/03/2020.

Para saber se na sua casa ou empresa vale a pena migrar para esta nova tarifa, basta clicar aqui e acessar o item “Em quais situações é vantajosa a migração para a Tarifa Branca”. Caso tenha interesse em migrar para a Tarifa Branca, solicite junto à sua distribuidora, ela deverá atender sua solicitação e trocar seu medidor de energia elétrica em até 30 dias. Além disso, você pode retornar à Tarifa Convencional, caso mudar de ideia.

Por que migrar para a Tarifa Branca?
Como consumidor, é interessante migrar para a Tarifa Branca caso o seu consumo seja fora dos horários de ponta e intermediário, onde o consumo de energia elétrica é maior e, portanto, o valor do quilowatt-hora será mais caro. Já para o sistema de geração e distribuição de energia elétrica brasileiro, esta iniciativa é importante pois busca distribuir o consumo de pico em horários fora de ponta, na tentativa de homogeneizar a demanda de energia.

Qual a diferença entre a Tarifa Branca e a Tarifa Convencional?
A Tarifa Convencional calcula o valor do quilowatt-hora com base no custo total de geração e distribuição de energia, logo, você pagará o mesmo valor usando energia em todos os horários do dia. A Tarifa Branca calcula o valor do quilowatt-hora em função da demanda naquele período, logo, se você utilizar mais energia elétrica fora dos horários de pico, o preço pago pela energia utilizada será menor do que a Tarifa Convencional, já se você utilizar mais energia nos horários de pico, vai pagar mais caro que a Tarifa Convencional. Isso ocorre porque, ao cobrar por período, é possível precificar a energia conforme a demanda, gerando economia àqueles que preferirem utilizar energia nos horários com baixa demanda.

Por que criar a Tarifa Branca?
É importante salientar que todos os empreendimentos de geração de energia e estruturas de transmissão e distribuição são dimensionados para atender a maior demanda esperada (período de pico), ficando ociosa no período restante. A ideia da Tarifa Branca é diminuir o valor da energia consumida fora dos horários de pico justamente para estimular a mudança de hábitos dos consumidores e tornar a demanda por energia elétrica mais homogênea, trazendo benefícios de duas formas. A primeira é que diminuindo a demanda nos períodos de pico, aliviamos os sistemas de geração e distribuição, a segunda é que diminuímos a ociosidade destes sistemas nos demais períodos, melhorando a efetividade dos investimentos no setor energético.

Natália Ferrazza

Posts relacionados
Tags
Compartilhar
Voltar para todos os posts

Receba nossas notícias em seu e-mail. Preencha: