Soluziona realiza atividades de Educação Ambiental em Agosto de 2023

Publicado em 13/09/2023

Nos dias 29 e 30 de agosto de 2023 foram realizadas atividades de educação ambiental e comunicação social das PCHs Morro Grande, Santa Carolina, Jardim e LT Turvo-Ituim nos municípios de André da Rocha e Muitos Capões. O evento em Muitos Capões ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gina Guagnini, contando com 24 alunos do 8º e 9º ano, além da presença de professores e funcionários. Já em André da Rocha, participaram alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Manoel Vieira da Fonseca.

O tema da palestra foi “Resíduos Sólidos”, definido pelos próprios professores de ambas as escolas. O evento abordou assuntos como a diferença de resíduo e lixo, como funciona a reciclagem, o percentual de resíduos reciclados no Brasil, para onde vão os resíduos coletados em casas e instituições e, além disso, dados sobre a destinação adequada e inadequada dos mesmos. Após essas informações, foi apresentado o tempo de decomposição de materiais como casca de frutas, vidros e pneus; maneiras de reduzir a produção de resíduos em casa, os 5 R’s da sustentabilidade e como cada aluno pode aplicar os conhecimentos diariamente.

Por fim, foram entregues certificados de amigo do meio ambiente para os alunos e professores que acompanharam a palestra.

A execução de palestras referentes aos programas de Educação Ambiental e Comunicação Social são realizadas frequentemente em escolas próximas aos empreendimentos licenciados pela empresa. Atividades das PCHs Santa Carolina, Jardim e LT Turvo-Ituim são realizadas em André da Rocha e Muitos Capões, enquanto da PCH Morro Grande ocorre apenas em Muitos Capões. Essas atividades funcionam de maneira isolada para atender às licenças, mas unidas podem otimizar as ações com escolas e municípios, formando cidadãos que compreendem e participam de questões relacionadas à responsabilidade socioambiental.

Alyssa Freitas
Acadêmica e estagiária de Ciências Biológicas

Alana Bonamigo
Esp. em Direito Ambiental e Gestão de Energias Renováveis

Posts relacionados
Compartilhar
Voltar para todos os posts

Receba nossas notícias em seu e-mail. Preencha: