5 minutos de leitura

Ictiofauna – Por que monitorar?

Publicado em 13/04/2020

Segundo o dicionário Online Aulete, Ictiofauna é o conjunto dos peixes que vivem em um certo ambiente, ou ainda, o conjunto das espécies de peixes que existem em uma determinada região biogeográfica.

No Brasil, a ictiofauna compreende aproximadamente 2.300 espécies de água doce (número compilado do Check List of the Freshwater Fishes of South and Central America, REIS et al., 2003) a qual, deve-se principalmente à presença de diversos grandes sistemas hidrográficos, com considerável distinção ictiofaunística entre si.

Ictiofauna Soluziona
Monitoramento da Ictiofauna. Foto: Thaís Ascoli Morrete, 2019.

O monitoramento da ictiofauna ocorre principalmente por dois motivos: o primeiro, é realizado por universidades e pesquisadores, os quais, tem o objetivo de catalogar novas espécies e/ou estudar o comportamento e ecologia das espécies conhecidas. O segundo, é o monitoramento da ictiofauna que pode ser prejudicada por alterações antrópicas nos ambientes aquáticos.

Os principais problemas de perda de diversidade íctica relacionados às alterações antrópicas nos ambientes aquáticos, são aquelas direta ou indiretamente relacionados à poluição (química e orgânica), desmatamento (transformação de vegetação nativa em áreas de plantio e pastagem), construção de barragens (alteração de ambientes lóticos em lênticos), pesca predatória e introdução de espécies (alóctones ou exóticas).
Um aspecto preocupante do ponto de vista da conservação dessa biodiversidade é a falta de informações sobre a ecologia, biologia e sistemática da maioria desses táxons, dificultando análises e avaliações mais precisas de impactos oriundos das modificações antrópicas nos ecossistemas aquáticos nas últimas décadas.

Nota-se, que as duas principais razões de monitoramento de peixes complementam-se. É necessário que estudos sejam desenvolvidos, para que possamos conhecer o comportamento e a ecologia da fauna íctica. Para só então, podermos diagnosticar, através de monitoramentos, se as alterações antrópicas nos ambientes aquáticos estão influenciando negativamente as características da fauna de peixe, em determinada região geográfica. Dessa forma, o estudo e o monitoramento da ictiofauna é de extrema importância por permitir que se estabeleça um diagnóstico das condições faunísticas nos locais de alterações antrópicas, além de prever e mitigar possíveis impactos à comunidade íctica.

Zenon Ratzlaff

Posts relacionados
Tags
Compartilhar
Voltar para todos os posts

Receba nossas notícias em seu e-mail. Preencha: