3 minutos de leitura

Frango-d’água-pequeno (Porphyrio flavirostris) registrado pela primeira vez no nordeste do RS, sendo o segundo registro no estado

Publicado em 25/09/2023

A equipe da Soluziona registrou pela primeira vez um frango-d’água-pequeno (Porphyrio flavirostris Gmelin, 1789) na região nordeste do Rio Grande do Sul. O indivíduo, um jovem da espécie, foi visto em um açude no interior do município de Muitos Capões.

Este é o segundo registro do frango-d’água-pequeno no estado. O primeiro registro ocorreu em 2015, na região sudoeste do estado, no município de Uruguaiana, segundo o site WikiAves.

A espécie ocorre na maior parte do Brasil e não está ameaçada de extinção. É encontrada em arrozais e pântanos de água doce com vegetação aquática flutuante. Alimenta-se principalmente de artrópodes e sementes, apresentando padrão completo de migração.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie apresenta um limite de elevação superior de 500 metros. No entanto, o presente registro foi realizado à 711 metros de altitude.

O encontro deste animal pode ser um importante sinal de que a espécie está se expandindo para novas áreas ao longo do tempo.

A partir disso, foi realizado o cadastro do referido registro no banco de dados do site WikiAves, podendo ser acessado no link: https://www.wikiaves.com.br/5625073.

Alyssa Freitas
Acadêmica e estagiária de Ciências Biológicas

Zenon Ratzlaff
Biólogo Esp. em Zoologia; Me. em Biologia Animal

Posts relacionados
Tags
Compartilhar
Voltar para todos os posts

Receba nossas notícias em seu e-mail. Preencha: