Encontros de campo: Leão-baio

Publicado em 25/08/2023

No mês de julho de 2023, um indivíduo de leão-baio (Puma concolor) foi registrado na área de influência de um dos empreendimentos que fazem parte do rol de gestão ambiental de empreendimentos em operação da Soluziona no Rio Grande do Sul.

O leão-baio é considerado o segundo maior felídeo do continente americano, perdendo apenas para a onça-pintada, e possui uma grande capacidade de adaptação, podendo ocorrer em diferentes biomas. Territorialista e solitário, não tem uma época definida de reprodução. É uma espécie oportunista que aproveita a variedade de presas disponíveis no ambiente, alimentando-se principalmente de vertebrados de médio e grande porte.

Apesar de suas adaptações, esta é uma espécie bastante ameaçada de extinção, considerada Vulnerável nacionalmente e Em perigo em nível estadual. O motivo desse declínio está diretamente ligado a ações antrópicas, como a supressão e fragmentação do habitat em virtude da expansão urbana desenfreada, que isola populações, expõe os animais a agentes externos e dificulta o encontro de presas; o atropelamento em rodovias, e a caça – muitas vezes retaliatória, quando se alimentam de animais domésticos.

Cabe ainda destacar que a conservação, proteção e manutenção das Áreas de Preservação Permanente de Usinas Hidrelétricas propiciam a proteção e promovem um habitat mais seguro para as espécies da fauna, sejam elas vulneráveis ou não. Esse é mais um compromisso do empreendimento e da Soluziona com a conservação do meio ambiente.

Alyssa Freitas
Acadêmica e estagiária de Ciências Biológicas

Alana Bonamigo
Esp. em Direito Ambiental e Gestão de Energias Renováveis

Posts relacionados
Tags
Compartilhar
Voltar para todos os posts

Receba nossas notícias em seu e-mail. Preencha: