6 minutos de leitura

Câmera trap como monitoramento de áreas de interesse biológico

Publicado em 20/10/2020

Áreas de interesse biológico são locais que possuem ampla diversidade de espécies e endemismo (espécies que só ocorrem naquele determinado ambiente). São áreas que abrigam indivíduos fundamentais para a dinâmica do ecossistema e também lugares onde existem espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção.

É cada vez mais comum para o monitoramento e registro da fauna em áreas de interesse biológico a utilização de armadilha fotográfica ou câmera trap. A câmera funciona por movimento e infravermelho, ou seja; quando um animal passa pela frente da câmera, a mesma é acionada e então realiza fotos e/ou vídeos do momento. As câmeras geralmente são instalada em troncos de árvores, localizados em trilhas utilizadas por animais ou locais de forrageamento.

Este instrumento ajuda os biólogos a identificarem muitas espécies de animais, que não seriam possíveis com outros métodos em campo. A câmera é utilizada, por exemplo, para monitoramento de mamíferos, grupo de difícil visualização, muito embora seja comum encontrar na checagem dos registros outros grupos de animais como aves e répteis.

Nos trabalhos desenvolvidos pela SOLUZIONA ENERGIA E MEIO AMBIENTE foram identificadas várias espécies de mamíferos, como por exemplo: tatú-galinha (Dasypus novemcinctus), graxaim-do-mato (Cerdocyon thous), graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus), gato-do-mato (Leopardus sp.), quati (Nasua nasua), veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), veado-mateiro (Mazama americana), javali-europeu (Sus scrofa), rato-do-mato (Sooretamys angouia), entre outras espécies.Também, foram registrados diversas aves, como por exemplo: jacuaçu (Penelope obscura), saracura-do-mato (Aramides saracura), inhambuguaçu (Crypturellus obsoletus), inhambu-chintã (Crypturellus tataupa). Além desses, também houve registro de répteis, como por exemplo o lagarto-teiú (Salvator merianae).

Quati (Nasua nasua)

Outros são os benefícios que a utilização da câmera trap proporciona. Com ela é possível fazer estimativas populacionais, uso de habitat, monitoramento de ninhos, local de reprodução e forrageamento, além de flagrar interações ecológicas interessantíssimas. Diversas pesquisas científicas já registraram momentos inéditos de comportamento animal e predação, por exemplo, utilizando as armadilhas fotográficas.

Desta forma, o uso de armadilha fotográfica ou câmera trap destaca-se como um instrumento importante para o monitoramento da fauna em uma área de interesse, por proporcionar o acompanhamento de várias áreas ao mesmo tempo, não ser necessária a captura dos indivíduos, além de registrar espécies que não seriam possíveis com outros métodos.

Ma. Lauren Rumpel Teixeira
Bióloga/Ornitóloga

Posts relacionados
Tags
Compartilhar
Voltar para todos os posts

Receba nossas notícias em seu e-mail. Preencha: