4 minutos de leitura

Aves e sua importância no funcionamento dos ecossistemas

Publicado em 18/09/2020

Das mais de 11 mil espécies de aves que existem no mundo, diversas delas chamam a atenção pela sua plumagem colorida, vistosa e exuberante. Também, elas são fáceis de serem observadas, pois emitem cantos e chamados, e a maioria delas tem hábito diurno. Além de nos trazerem benefícios com sua contemplação, as aves realizam relevantes serviços ambientais, os quais são essenciais para a nossa vida.

Dentre as importantes funções que as aves exercem no funcionamento dos ecossistemas estão: a polinização de plantas, sendo responsáveis por 5% da polinização das plantas utilizadas para nossa alimentação e fabricação de remédios; a dispersão de sementes, através da ingestão delas e sua eliminação pelas fezes, o que auxilia na restauração de ambientes degradados; o controle de pestes, alimentando-se de diversos insetos que são considerados pragas para a agricultura; a limpeza da natureza, pois aves necrófagas como os urubus eliminam resíduos e carcaças de animais mortos; o auxílio na ciclagem de nutrientes e ajuda na manutenção dos recifes de corais; e a rápida resposta às alterações ambientais, sendo, portanto, bioindicadoras da qualidade dos ambientes e nos alertando sobre tais mudanças. Além disso, as aves servem de inspiração para a criação de tecnologias que facilitam nossas vidas, como nos modelos de aviões, otimização dos trens-bala e nos ambientes livres de ruídos.

Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura). Foto: Thaiane Weinert da Silva.

Desta maneira, é nítido como necessitamos das aves para vivermos num ambiente mais saudável e para que muitos recursos essenciais para nossa sobrevivência sejam mantidos. Nós dependemos da conservação não apenas das aves, mas da biodiversidade como um todo e, assim, também evitaremos o enfrentamento de novas pandemias, como a que estamos vivenciando atualmente.

Dra. Thaiane Weinert da Silva
Bióloga/ornitóloga

Posts relacionados
Tags
Compartilhar
Voltar para todos os posts

Receba nossas notícias em seu e-mail. Preencha: